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Perguntas Frequentes

  1. Que documentos eu preciso encaminhar para participar de um Programa de Mobilidade Internacional?
  2. R: Consulte o edital do programa de seu interesse no site da UNIP (www.unip.br), na área “Bolsa de estudo no exterior”.

  3. Já fiz a minha inscrição no site da instituição parceira (CsF, Santander Universidades ou outro). O que mais devo fazer?
  4. R: Consulte o edital da instituição parceira, consulte o edital da UNIP e siga as orientações constantes nos documentos.

  5. Quais são os parceiros da UNIP?
  6. R: Consulte o item “Relações Internacionais”, da aba “Serviços”, no site da UNIP.

  7. Quero estudar em outro país. O que devo fazer?
  8. R: Ser aluno regularmente matriculado na UNIP; ter cumprido o percentual e a integralização do currículo do curso exigido no edital do programa; apresentar bom desempenho acadêmico; seguir as orientações dos editais dos programas de bolsa ou, no caso de não enquadrar-se neles, satisfazer os requisitos solicitados pelas universidades parceiras.

  9. Onde posso encontrar os editais e outras informações sobre as universidades parceiras?
  10. R: No caso dos programas de bolsa, os editais constam no site da UNIP. Em outros casos, consulte o site de cada universidade parceira.

  11. Quando são oferecidos os programas de bolsa?
  12. R: Não existe previsão para o início de um programa e, portanto, o aluno deve ficar atento às ofertas que são publicadas no site da UNIP.

  13. Qual o valor necessário para participar dos Programas de Mobilidade Internacional?
  14. R: No caso dos programas de bolsa, consulte no edital de seu interesse o valor da bolsa a ele correspondente. Em outros casos, consulte o setor de Relações Internacionais da UNIP, enviando-lhe um e-mail com o título “Consulta de valor para a Universidade...”. Neste e-mail você deve informar em qual país e em qual universidade gostaria de estudar, e durante quanto tempo. Lembre-se de que a consulta só será realizada caso você satisfaça as exigências da universidade parceira que escolher (disponíveis no site dessa mesma instituição estrangeira).

  15. Não sou aluno da UNIP, mas gostaria de participar dos Programas de Mobilidade Internacional. O que posso fazer?
  16. R: Para participar dos programas de bolsa oferecidos pela UNIP e suas instituições parceiras, você deve ser aluna(o) regularmente matriculada(o) em um curso da UNIP. Verifique o item “4”.

  17. Sou aluna(o) da UNIP Interativa. Posso me candidatar aos Programas de Mobilidade Internacional?
  18. R: Sim.

  19. Sou aluna(o) de um Curso de Graduação Tecnológico. Posso me candidatar aos Programas de Mobilidade Internacional?
  20. R: Sim.

  21. A UNIP oferece serviços de tradução e autenticação de históricos escolares e de planos de ensino para outras línguas?
  22. R: Não. A(o) aluna(o) deve encaminhar os documentos para um tradutor (formado nesta habilitação). Caso seja necessário obter o carimbo da universidade, a(o) aluna(o) pode encaminhar a documentação traduzida, acompanhada de carta assinada pelo tradutor atestando a veracidade dos documentos, e indicar seus contatos.

  23. Sou aluna(o) contemplado pelo Prouni/FIES ou outra modalidade de bolsa ou financiamento. Posso participar dos Programas de Mobilidade Internacional?
  24. R: Sim. Você deve verificar os prazos para o uso do período de afastamento ANTES de se inscrever no programa de interesse.

  25. O que devo fazer ao retornar de um Programa de Mobilidade Internacional?
  26. R: É preciso solicitar na universidade de acolhimento e trazer para o Brasil o plano de ensino de cada disciplina cursada e o respectivo histórico escolar. A obtenção desta documentação é responsabilidade do próprio aluno. É necessário também, na Secretaria do seu campus, solicitar reabertura de matrícula, apresentar o histórico escolar e o plano de ensino das disciplinas cursadas na universidade de destino (juntamente com a via traduzida) e solicitar análise de equivalência das disciplinas cursadas. Caso seja aluna(o) contemplada(o) pelo Prouni/FIES ou por outra modalidade de bolsa ou financiamento, você deve solicitar a sua reativação. O setor de Relações Internacionais não interfere neste processo.

  27. Sou aluna(o) participante do Prouni/FIES e acabo de ser contemplado por um Programa de Mobilidade Internacional. O que devo fazer?
  28. R: Verificar os prazos para o uso do período de afastamento ANTES de solicitá-lo. Solicitar a suspensão temporária do benefício na Tesouraria e o status “Mobilidade Internacional” na Secretaria do seu campus. Para realizar estas solicitações para participar dos Programas de Mobilidade Internacional é preciso estar regularmente matriculado.

  29. Sou aluna(o) contemplada(o) por um Programa de Mobilidade Internacional. O que devo fazer antes de minha partida para o exterior?
  30. R: Realizar a matrícula e solicitar o status “Mobilidade Internacional” na Secretaria do seu campus. Enviar cópia do seguro saúde para o Setor de Relações Internacionais. Retirar a carta de aceite da universidade estrangeira junto ao Setor de Relações Internacionais da UNIP.

  31. Como funciona o sistema de equivalência de disciplinas?
  32. R: Para obter a equivalência de disciplinas é necessário que haja compatibilidade de conteúdos e carga horária (75%). Os créditos das disciplinas cursadas no exterior também poderão ser validados nas disciplinas de Atividades Complementares e Estudos Disciplinares.

  33. Estudarei um semestre no exterior. Vou perder um semestre letivo?
  34. R: Ao retornar ao Brasil a(o) aluna(o) deverá apresentar na Secretaria de seu campus o histórico escolar e o plano de ensino das disciplinas cursadas na universidade de destino (em português) para a realização de análise curricular e o reenquadramento de grade. Caso não haja equivalência de disciplinas a(o) aluna(o) poderá ter atraso de um semestre, ou até de um ano letivo, para a conclusão do curso.

  35. Sou aluna(o) de EAD. Posso continuar o curso da UNIP enquanto estou em intercâmbio no exterior?
  36. R: Não. A(o) aluna(o) matriculada(o) em um Programa de Mobilidade Internacional deve realizar a matrícula e solicitar o status de “Mobilidade Internacional” que manterá seu vínculo com a instituição de origem.

  37. Sou aluna(o) de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ou fui contemplada(o) com uma Bolsa de Iniciação Científica. Posso acumular duas ou mais bolsas de estudos/pesquisas?
  38. R: Os alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu e de Iniciação Científica não podem acumular bolsas de estudos/pesquisas, independentemente de a agência financiadora ser pública ou privada.

  39. Sou aluna(o) de uma instituição de ensino associada à UNIP. Posso participar dos Programas de Mobilidade Internacional da UNIP?
  40. R: Não. Para participar dos programas de mobilidade divulgados na página inicial do site da UNIP é preciso ser aluna(o) da Universidade Paulista – UNIP.

  41. Como faço para concluir meu curso no exterior? Como faço para acompanhar o último semestre do meu curso no exterior?
  42. R: Os programas de intercâmbio ocorrem:
    - entre o 3º semestre e o 7º semestre do curso de graduação (cursos com duração de 10 semestres).
    - entre o 3º semestre e o 5º semestre do curso de graduação (cursos com duração de 8 semestres).
    - entre o 3º semestre e o 4º semestre do curso de graduação (cursos com duração de 6 semestres).
    - o 2º semestre do curso de graduação (cursos com duração de 4 semestres).

    O Setor de Relações Internacionais não faz a intermediação de transferências.

  43. Como posso cursar uma Pós-Graduação no exterior?
  44. R: Ser aluna(o) regularmente matriculada(o) na UNIP e candidatar-se aos Programas de Mobilidade Internacional divulgados no site da UNIP.

  45. Sou ex- aluna(o) e quero cursar uma Pós-Graduação no exterior e participar de um Programa de Mobilidade Internacional. O que devo fazer?
  46. R: Ser aluna(o) regularmente matriculada(o) na UNIP e seguir as orientações dos editais dos programas de bolsa. Os editais constam no site da UNIP.

  47. Sou estudante de um Programa de Mobilidade Internacional e não estarei no Brasil para realizar a matrícula e solicitar o status de mobilidade na Secretaria do campus em que estudo. Como devo proceder?
  48. R: Você deve deixar uma procuração para um representante de sua confiança realizar a matrícula e solicitar o status de mobilidade internacional na Secretaria.

  49. Sou estudante de um Programa de Mobilidade Internacional, mas esqueci de deixar uma procuração para a realização de minha matrícula, a solicitação do status de mobilidade e procedimentos relacionados ao FIES e ao Prouni. O que devo fazer?
  50. R: Você deve enviar com urgência uma procuração para um representante de sua confiança para que este realize os procedimentos acima citados. A(o) aluna(o) deverá arcar com possíveis cobranças realizadas durante o período em que não estiver regularizado.

  51. O Setor de Relações Internacionais pode fornecer uma carta ou um documento para facilitar o processo de imigração para outro país?
  52. R: Não. O setor de Relações Internacionais da UNIP realiza trâmites apenas para o intercâmbio no exterior.

  53. Sou aluna(o) da UNIP e tenho interesse em estudar em uma universidade no exterior. É possível, mesmo sem haver uma parceria entre as duas instituições?
  54. R: Para se candidatar a uma universidade no exterior que ainda não seja
    parceira da UNIP, a(o) candidata(o) precisa estar realizando pesquisa vinculada à Iniciação Científica da UNIP ou de outra instituição, ou envolvida(o) em alguma atividade de pesquisa. É preciso encaminhar por e-mail, para o setor de Relações Internacionais da UNIP, o resumo da pesquisa em inglês e português e uma carta de indicação do seu orientador.

  55. A UNIP realiza o processo de validação de diploma para estudar no exterior?
  56. R: Não. A validação de diploma deve ser verificada com o Ministério da Educação do país de destino ou órgão equivalente. Cada país possui suas regras e normas.

  57. Sou ex-aluno, e estou morando no exterior e preciso obter documentos acadêmicos (histórico escolar, plano de ensino e diploma). O que devo fazer?
  58. R: O Setor de Relações Internacionais da UNIP não fornece histórico escolar, plano de ensino ou diploma. Você deve enviar um representante de sua confiança com uma procuração para realizar a solicitação dos documentos em seu nome na secretaria do campus onde estudou.

  59. A universidade em que estudo no exterior solicita que a UNIP encaminhe meus documentos diretamente para seu Setor de Relações Internacionais. A UNIP pode encaminhar a documentação?
  60. R: Você precisa realizar o procedimento indicado no item acima e, depois, solicitar formalmente na secretaria a entrega dos documentos no Setor de Relações Internacionais da UNIP. É necessário ainda arcar com os custos do envio da documentação ao exterior.

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