Educação Física (Licenciatura)

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
GOIÂNIA Reconhecimento Portaria n. 2.206 de 11/10/2001 publicada em 15/10/2001
JUNDIAÍ Reconhecimento Portaria n. 382 de 27/04/2017 publicada em 02/05/2017
LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 796 de 26/07/2017 publicada em 28/07/2017
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Reconhecimento Portaria n. 2.449 de 14/11/2001 publicada em 16/11/2001
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Educação Física (Licenciatura) 2014 5
Araraquara Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Bauru Educação Física (Licenciatura) 2007 SC
Brasília Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Campinas Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Goiânia Educação Física (Licenciatura) 2011 SC
Limeira Educação Física (Licenciatura) 2011 SC
Manaus Educação Física (Licenciatura) 2014 3
Ribeirão Preto Educação Física (Licenciatura) 2014 3
Santos Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São José do Rio Pardo Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São José do Rio Preto Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São José dos Campos Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São Paulo Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Sorocaba Educação Física (Licenciatura) 2014 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Educação Física na modalidade Licenciatura é concebido como espaço de formação do educador que atenda as demandas postas atualmente pela sociedade brasileira à educação e, por meio de uma postura crítica, reflexiva e investigativa que possa interferir na construção de uma educação escolar de maior qualidade. Favorecer a formação de um profissional crítico e reflexivo, que possua um conhecimento amplo da área da Educação Física, da Educação e da Saúde, associada ao contexto sócio-histórico-cultural e educacional do país. Um profissional que se caracteriza pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referente ao conhecimento e atuação profissional, podendo intervir e transformar hábitos sociais que levem a prática da atividade física regular da população, com vistas á melhoria da qualidade de vida e obtenção de um estilo saudável de viver – de bem estar. Uma formação que possa oportunizar a realização de momentos de aproximação, constatação, co-atuação, atuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação contínua.

2. Atividades Principais

O curso de Licenciatura em Educação Física deverá qualificar o futuro profissional para a docência desse componente curricular da Educação Básica – área do Ensino – por meio da apreensão e apropriação do que se constitui expressão e conhecimento da cultura corporal de movimento na escola a fim de contribuir nesse espaço para o alcance de finalidades educacionais de necessidades de capacitação e formação humana, bem como na perspectiva de saúde, de alcance do bem estar e qualidade de vida.

3. Mercado de Trabalho

Intervenção profissional: Promover o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física na Educação Básica (nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Planejar e replanejar, programar, organizar, coordenar, supervisionar, desenvolver, refletir e avaliar o processo, ministrando aulas tendo como conteúdo a cultura corporal de movimento na perspectiva sócio-educacional e de qualidade de vida/bem estar.

4. Práticas

  • Laboratório de Educação Física
  • Laboratório de Medidas e avaliação
  • Laboratório de Biomecânica
  • Laboratório de Anatomia Humana
  • Laboratório de Musculação
  • Quadras Poliesportivas
  • Convênio com Clubes
  • Semana de Educação Física
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como componente curricular
  • Atividade-acadêmico-Citentífico-Culturais

5. Duração

3 anos

6. Coordenador

Bérgson de almeida Peres

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Anatomia 60
Anatomia dos Sistemas 60
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 60
Atividades Complementares 200
Atividades Práticas Supervisionadas 560
Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 90
Avaliação Diagnóstica 30
Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Biologia (Citologia) 60
Biomecânica 60
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão  30
Corporeidade e Motricidade Humana 30
Crescimento e Desenvolvimento Humano 60
Didática Específica - Educação Física 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Educação Física Adaptada 60
Educação Física Infantil  30
Educação Física Interdisciplinar 30
Educação Física no Ensino Fundamental  30
Educação Física no Ensino Médio  90
Estágio Curricular 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 140
Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física 60
Fisiologia Aplicada à Atividade Motora 60
Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Ginástica Geral 60
Ginástica Artística 60
Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos  30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 20
Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Medidas e Avaliações 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Metodologia do Treinamento Físico 30
Métodos de Pesquisa  30
Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Planejamento e Políticas Públicas de Educação 30
Politicas Públicas e Inclusão Social 30
Pratica de Ensino: Introdução à Docência 30
Pratica de Ensino: Integração Escola e Comunidade 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Pratica de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 30
Primeiros Socorros 30
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 30
Recreação 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Ritmo e Dança 30
Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60

Carga Horária Total: 3.410 horas-aula (2.842 horas)

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